Madeira: OMD defende via verde de testagem para médicos dentistas
COVID-19 e carreira dos médicos dentistas marcaram a agenda do encontro com o secretário Regional da Saúde, Pedro Ramos
O bastonário da OMD, Miguel Pavão, e o representante da Ordem na Região Autónoma da Madeira (RAM), Fabião Castro Silva, reuniram-se esta semana, no Funchal, com o secretário Regional da Saúde, Pedro Ramos.
Durante a reunião foi abordada a evolução da COVID-19, tendo sido sugerido pelos representantes da OMD a criação, como medida preventiva, de uma via verde de testagem para médicos dentistas, tendo em conta que a medicina dentária é das áreas da saúde com maior risco de exposição. A OMD defendeu que os médicos dentistas devem ser testados antes da possível chegada de uma segunda vaga da pandemia.
Outro dos temas em destaque foi a criação da carreira pública para os médicos dentistas, tendo o secretário Regional da Saúde, Pedro Ramos, garantido que o documento, trabalhado em parceria com a OMD, está finalizado e irá ser enviado para a Assembleia Legislativa da RAM para aprovação.
Miguel Pavão e Fabião Castro Silva alertaram ainda o secretário Regional da Saúde para a necessidade de rever os valores da convenção que possibilita que os pacientes tratados pelos médicos dentistas na RAM beneficiem de reembolso de alguns dos tratamentos dentários realizados. O secretário Regional da Saúde acordou numa revisão dos valores e atos previstos por esta convenção, que existe desde 1997.
O bastonário e o representante da Ordem na região reuniram-se também, pela primeira vez, com o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, para uma sessão de cumprimentos em que foi destacado o papel pioneiro na promoção da saúde oral que a RAM tem tido em Portugal.
Estratégia para a Madeira
Miguel Pavão e Fabião Castro Silva reuniram com os médicos dentistas que exercem na Madeira para apresentação da equipa da Ordem e da linha de ação delineada para a região.
No encontro, o representante da RAM no Conselho Diretivo (CD) da Ordem comunicou as alterações na programação dos cursos do Centro de Formação Contínua previstos para a Madeira. Fabião Castro Silva aproveitou para relembrar os procedimentos, recomendações e orientações previstas para o exercício da medicina dentária em período de atividade pandémica.
Os médicos dentistas a exercer na RAM foram ainda informados dos grupos de trabalho criados pelo CD, nomeadamente daqueles em que estão envolvidos membros da região.
O bastonário aproveitou a reunião para anunciar as novas datas do 29º Congresso, que se mantém em 2020, mas em formato virtual.